De momento a HortaFCUL e o Colégio F3 encontram-se a pensar em futuros eventos conjuntos!
Fiquem atentos!

Colégio F3

Food, Farming & Forestry

Como Sugiu o colégio F3?

Os Colégios da ULisboa, lançados em 2015, constituem-se como novas plataformas dinamizadoras de iniciativas transversais, sendo a única estrutura estatutária em que docentes e investigadores de várias Escolas e unidades de investigação se associam no desenvolvimento de novas áreas transversais do conhecimento, para responder a desafios múltiplos e interligados que requerem, por isso mesmo, uma visão holística e integradora.

 

O que é o Colégio F3?
O Colégio “Food, Farming and Forestry (F3)”, que integra a quase totalidade das Escolas da ULisboa com actuação em ciências naturais e sociais, pretende criar e traduzir conhecimento transdisciplinar nos domínios da agricultura e florestas e da alimentação, que tenha impacto na resposta a desafios societais e ambientais. Este modelo de organização, único no país, e o reconhecimento público da excelência das múltiplas competências instaladas, permite abordar, com rigor, saber e independência, as principais questões colocadas a estes sectores, e pode acolher e associar-se a iniciativas exteriores de reconhecido mérito.

 

Qual a missão do Colégio F3?

A criação do Colégio F3 surge da necessidade de alcançar avanços tecnológicos e novas estratégias empresariais em matéria de inovação e responsabilidade socioambiental, mas também novas políticas públicas para promover sistemas mais sustentáveis, e de promover um modelo de sociedade em que todos os actores estão mais e melhor informados. Os atuais desafios à sociedade requerem uma ciência mais atenta ao contexto ecológico e social da produção agroflorestal e alimentar, de modo a ultrapassar muitos dos problemas com que hoje nos defrontamos. Requerem um diálogo mais fecundo entre ciência e saberes locais contextualizados e uma ciência não apenas interdisciplinar mas também transdisciplinar, em que cientistas e actores económicos e sociais são chamados a coproduzir e comunicar conhecimento socialmente relevante.