Horta do Baldio

 

A Horta do Baldio é hoje a maior "semente" do projecto HortaFCUL, representando um perfeito exemplo de como a permacultura e agricultura biológica e integrada pode e deve ser utilizada em ambiente urbano.

 

Como surgiu?

 

A Horta do Baldio surgiu no âmbito de um projecto criado por 4 entidades: Horta do CNN, UrbanGrow, Wake Seeds e a Rumo do Fumo. Este projecto, de nome "Uma Horta Em Cada Esquina", tinha por objectivo criar cinco hortas comunitárias pela região de Lisboa. A HortaFCUL em parceria com a Vera Montero arrancou com uma destas hortas urbanas, dando-lhe o nome de "Horta do Baldio" e hoje em dia é, das cinco hortas, a única que se mantém activa. A Horta do Baldio tem assim o objectivo de tornar-se um exemplo de uma comunidade de permacultura Urbana.

O que é a Horta do Baldio?

Esta horta comunitária urbana assenta também nos pilares da permacultura e conta com uma comunidade de pessoas de todas as idades interessadas em praticar agricultura urbana dentro da cidade de Lisboa. É um projecto aberto a todos os que queiram participar. A horta no baldio produz alguns vegetais, ervas aromáticas e frutos para consumo dos participantes, mas mais importante é a oportunidade de fabricar solo fértil e uma comunidade de pessoas mais saudável e resiliente em pleno centro de Lisboa.

 

Onde fica?

A Horta do Baldio situa-se no Campo Pequeno, mesmo junto à Linha de Comboio. Os acessos a horta encontram-se na Rua João Villaret e no final da Rua de Entrecampos (por baixo da ponte pedonal).

 

Contactos:

hortadobaldio@gmail.com