Recentemente, a HortaFCUL foi convidada a iniciar mais um projecto numa escola. Desta vez, o convite foi da Escola Secundária Padre António Vieira que quer desenvolver um jardim alimentício no seu interior que fique à responsabilidade de um grupo de alunos do secundário com auxilio de alguns professores.

 

Este projecto já passou por uma vinda dos alunos à HortaFCUL para aprenderem o que é a permacultura (éticas e princípios) e os diferentes elementos que utilizamos para fechar ciclos no projecto, quer a nível ecológico como a nível social. Vê algumas fotos aqui.

 

Brevemente teremos mais notícias sobre mais este projecto de permacultura na escola.

Escola Secundária Padre António Vieira

Colégio Pedro Arrupe

No ano lectivo 2015-16, a HortaFCUL foi abordada pelo Colégio Pedro Arrupe (CPA) no sentido de implementar um pequeno projecto de permacultura. A ideia surgiu dos professores de Ciências Naturais, que pensaram complementar o programa teórico do 8º ano, muito ligado aos ecossistemas e biodiversidade, com actividades mais práticas. Ao mesmo tempo, pretendia-se sensibilizar estes alunos para a problemática da produção de alimentar e como torná-la mais sustentável. Deste modo, foi-nos “entregue” um espaço no telhado de um dos edifícios do CPA para implementar um pequeno jardim alimentício de Permacultura.

 

Pretendeu-se sempre envolver ao máximo os alunos em todas as fases do processo, dentro das possibilidades logísticas uma vez que se tratavam de 5 turmas. As 5 fases principais sob as quais se construiu o projecto foram:

Novembro 2015: Visita da HortaFCUL ao CPA onde leccionámos uma aula interactiva sobre as Éticas e Príncipios da Permacultura – aqui, como trabalho de casa convidámos os alunos a desenharem a sua própria horta em grupos.

Fevereiro 2016: Visita dos alunos do 8º ano à HortaFCUL, para verem como prática pode funcionar um projecto de permacultura urbana em contexto académico.

Fevereiro – Maio 2016: Orçamentos e planeamento do design envolvendo professores e direcção do CPA.

Maio 2016: Sessão de apresentação sobre aspectos mais práticos e elementos design de Permacultura, cedida pela HortaFCUL e leccionada pelos professores; apresentação de proposta de design realizada pela HortaFCUL para o projecto no CPA com base nos desenhos dos alunos.

Junho 2016: Primeira fase de implementação do projecto: construção das camas elevadas durante as aulas práticas com os alunos.

 

Para complementar, durante a semana do mar que se realiza anualmente no CPA, os alunos do 9º ano tiveram também oportunidade de contribuir em colaboração com alguns professores, pintando um mural no futuro espaço da horta.

 

Este ano, pretende-se fazer o follow-up do projecto, assistindo os professores e novos alunos do 8º ano na restante implementação do projecto e preparação da sua manutenção e gestão.