TESTEMUNHOS

Marta Pernas, Programa Galeuropa 2018

Fiz um estagio de tres meses como educadora/trabalhadora social no laboratório de permacultura da HortaFCUL. Afirmo ter aprendido sobre aspectos técnicos da Permacultura, especialmente o referido à Vermicompostagem, assim como da estrutura organizativa através da Sociocracia e do planeamento através da metodología do Dragon Dreaming. Acho que a HortaFCUL é um bom espaço para quem quer aprender, experimentar sobre o que é a permacultura. Se bem que a sua energia de base voluntária manifesta-se especialmente as quartas feiras, esta-se a melhorar a estrutura de acolhimento e tutorizaçao para pessoas que desejem estagiar lá.

 

É importante ter claro os objectivos pelos que se quer fazer o estágio lá. Meu estudo pessoal baseou-se na permacultura como ferramenta para a inclusao social, e apesar de nao ter um apoio oficial constante, tive a oportunidade e a flexibilidade de estudar e investigar à minha maneira, pudendo crescer neste âmbito de maneira autónoma e independente. Quem queira fazer um estudo de investigaçao sobre qualquer aspecto relacionado com a permacultura, tém lá um bom espaço.


Pessoalmente, acho que é um espaço único na Universidade para aprender sobre permacultura com pessoas muito interessantes que participam nesta iniciativa, com muita energia linda que trabalha em rede com outros movimentos, desde escolas, a outras associaçoes, a outros departamentos da FCUL até hortas urbanas ou câmaras municipais. Trabálha-se na ideia de ser um movemento en transiçao, em constante questionamento e crescimento trabalhando com o interno e com as sinergias externas.

 

Obrigada por acolher-me estes meses e fazer-me sentir fogar! :)

Marta Pernas.jpg