Transição Universitária  TU-FCUL

 

 

Tendo consciência que atravessamos uma altura de incertezas quanto à estabilidade futura no planeta, sabendo que nos aguardam desafios que teremos que ultrapassar da forma sustentável para garantir a nossa sobrevivência, porque não sonharmos que podemos co-criar um futuro bem mais positivo… uma boa vivência! A ideia de “transição” como conceito de iniciativa resulta da reflexão sobre dois temas de extrema importância na actualidade, o pico do petróleo e as alterações climáticas. Em Totnes, Inglaterra, surge em 2005 o primeiro movimento oficial. Desde então, tem vindo a inspirar o aparecimento de diversas iniciativas por todo o mundo.

O que é o TU-FCUL?

 

O "TU-FCUL" é uma iniciativa de Transição Universitária na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que tem como objectivo contribuir para a evolução da sustentabilidade e resiliência da faculdade e, assim, da regeneração da Terra. Pretende incentivar em particular outras entidades da academia a iniciarem os seus movimentos "TU's", para juntos criar uma rede universitária inspiradora de transição activa e consciente!

 

Reconhecendo que é um privilégio estar num local de reflexão, debate, aprendizagem e produção de conhecimento por “excelência”, suportado pela sociedade, devemos proactivamente contribuir para o futuro deste espaço, instituição e sociedade.

 

Este movimento, pretende facilitar variadíssimas acções que surjam organicamente, como por exemplo, contribuir para um consumo energético eficiente, reconectar as pessoas entre elas e com o resto da Natureza, reduzir os sistemas lineares que produzem resíduos e fechar ciclos, repensar os nossos hábitos de transporte e incentivar a produção e o consumo local tendo como o melhor exemplo, o laboratório vivo de Permacultura que é o projecto HortaFCUL.

 

Para mais informações sobre o TU-FCUL vai a

http://www.tu-fcul.net/